Polkadot vs. Ethereum 2.0

Pitcoin
5 min readMar 20, 2023

--

Uma comparação entre protocolos baseada nas análises de Gavin Wood

Gavin Wood, fundador de Polkadot e um dos co-fundadores de Ethereum, responsável por criar a linguagem Solidity e CTO do projeto, costuma dizer que nem sempre as blockchains faz o que elas prometem fazer. É preciso uma análise minuciosa em cada protocolo, no desenvolvimento, na governança e na tecnologia.

Competição Polkadot e Ethereum

Polkadot não foi criada em seu design para ser um ativo, mas porventura tornou-se um que possui como característica principal fornecer segurança e interoperabilidade por meio de sua Relay Chain.

Recentemente, a visão da Web3 Foundation de morfar o token DOT de um ativo (security) para software em alinhamento com os requisitos da SEC ganhou força. Clique aqui para saber mais sobre o assunto.

Ethereum não teve seu core desenvolvido com foco em ser um ativo financeiro mas sim uma plataforma para que desenvolvedores fizessem o lançamento de contratos inteligentes e dApps.

Os dois protocolos possuem casos de uso distintos e usuários diferentes, uma vez que os usuários de contrato inteligentes (desenvolvedores em Ethereum) esperam velocidades e facilidade para o deploy dos contratos na blockchain enquanto os usuários de Polkadot (parachains) esperam segurança compartilhada e interoperabilidade.

Podemos evidenciar que a economia necessária para lançar contratos inteligentes é totalmente divergente da economia necessária para o aluguel de slots de parachains (um dos casos de uso do token DOT).

Disputa entre comunidades

Segundo Gavin, ele acredita que o cenário de blockchains hoje funciona como uma espécie de mercado de apostas sem regulamentação (infelizmente).

As disputas entre a comunidade de Polkadot e Ethereum são promovidas majoritariamente por especuladores e holders de grandes quantias de token que possuem interesses pessoais em colocar as duas comunidades em "confronto".

Polkadot no Evento ETH Denver 2023

Esse é uma visão limitada, mas totalmente entendível, na visão de Gavin Wood, pois as pessoas não possuem habilidades técnicas para de fato saberem quais protocolos entregaram as tecnologias que estão prometendo.

Desse modo, a comparação entre protocolos é um tribalismo que muda o foco das discussões para aspectos irrelevantes como tickers de token, classificações em rankings por TVL e esquece o real propósito da Web3 que é desenvolver a nova geração da sociedade e da tecnologia.

No final são projetos totalmente distintos e que não competem entre si.

Características de Ethereum 2.0

Após a atualização realizada em 2022 chamada The Merge ou Ethereum 2.0, as inovações do protocolo de Ethereum se aproximaram com o design de algumas ferramentas de Polkadot.

“Provavelmente levará mais alguns anos para concluir a atualização do Ethereum.” — Sota Watanabe, fundador de Astar Network

Fases para atualização de Ethereum 2.0

A primeira delas é a forma de consenso com uma transição parcial para proof of staking, idealizada desde 2014, e a implantação de shardings para melhorar a velocidade e as taxas de transferências.

Nós (Ethereum Foudation) sabiamos desde o início que o consenso proof of work era uma péssima ideia — Gavin Wood, co-fundador de Ethereum.

Há de se ressaltar que Beacon chain de Ethereum 2.0 é equivalente à Relay Chain de Polkadot no que tange a forma de consenso adotado: Proof of stake.

Os shardings operam como cadeias homogêneas baseadas em contratos inteligentes. Entrentanto, arrancar contratos inteligentes entre shardings é um complicador do design do Ethereum 2.0.

Outro ponto negativo se comparado com Polkadot é que validadores em Ethereum 2.0 necessitam de pelo menos 32 ETH (US$ 54,900), isso torna o protocolo menos independente do que a prova de consenso utilizada em Polkadot (NPoS — Nominate Proof of Stake).

E o gadget Casper combina finalidade e acordo bizantino.

"Trabalhei com a ideia de que Ethereum seria uma DEMO de tecnológica mais do que qualquer outra coisa." — Gavin Wood.

Os benefícios de Polkadot

  • Formada por blockchains independentes especializadas — Parachains
  • Corrige o número de validadores
  • Maximiza o stake de apoio com o NPoS
  • O gadget GRANPA possui melhor propriedade de vivacidade do que Casper em Ethereum 2.0
  • Parachains possuem as próprias estruturas para suportarem um desempenho mais alto do que os contratos inteligentes em Ethereum

Seria menos trabalhoso se Ethereum 2.0 optasse por utilizar o Subtrate (hipoteticamente) para fazer o seu lançamento, uma vez que Polkadot executa o proof of staking há mais de dois anos, possui mais de mil nós trabalhando na descentralização e os validadores com stake mais baixo recebem o mesmo incentivo que os validadores com maior quantia de token em stake.

Além disso, Polkadot é um protocolo que já realizou mais de quarenta atualizações sem nenhum fork.

Desse modo, concluímos que Polkadot une e protege um ecossistema crescente de blockchains especializadas. Assim, aplicativos e serviços em Polkadot podem se comunicar com segurança entre cadeias, formando a base para uma web descentralizada e verdadeiramente interoperável.

--

--